top of page

Adestramento Presencial

Nós atendemos presencialmente nas regiões:

Alphaville, Barueri, Santana de Parnaíba, Aldeia da Serra,

Osasco e Butantã. 

 

As aulas de adestramento presencial são realizadas exclusivamente após a realização da consulta veterinária comportamental

No Adestramento Presencial as aulas possuem frequência e duração variável a depender de 3 fatores: (1) da espécie cão ou gato, (2) do problema que o animal possua e (3) da rotina/ ambiente em que o animal vive.

O orçamento e o planejamento de treino é feito

pelo Veterinário comportamental e pelo Treinador,

após a consulta veterinária comportamental.

De forma geral, o adestramento pode ter 2 enfoques: Treino ou Terapia comportamental. Isso ocorre porque o adestrador pode ser ao mesmo tempo duas funções:

"Professor", ensinando habilidades e direcionando comportamentos naturais) e

"Psicólogo", ajudando o animal lidar com comportamento disfuncional e com traumas emocionais.

Abaixo temos informações gerais sobre as diferenças entre os dois formatos.

 

Treino

O treino é para ensinar os pets a viverem dentro das nossas casas sem estresse. Os problemas normalmente são problemas de obediência, não responder comandos, necessidades fora do lugar, pulos e puxões na guia.
 
Nós trabalhamos o adestramento do cachorro ou gato e ensinamos os animais comportamentos básicos como: xixi e cocô no lugar certo, saber o próprio nome, responder o vem, senta, fica, deita e andar na guia.
 
De forma geral o tempo para adestramento básico é 6 meses.

Terapia Comportamental

Mas o que fazer se meu pet apresenta agressividade ou ansiedade de separação?

Agressividade, compulsão, fobias ou ansiedade de separação são distúrbios e a forma de lidar com essa classe de problemas é um pouco diferente.
 
Enquanto no treino o foco é ensinar habilidades, na terapia comportamental, o objetivo é tentar mudar as respostas emocionais do animal. As emoções são controladas por partes primitivas do cérebro (parte superior do tronco encefálico), partes que não temos consciência e nem controle voluntário.

O tronco encefálico, local da resposta emocional a nível fisiológico,  é também onde há o controle da pressão sanguínea, reflexo da pupila e ânsia de vômito, todas funções que não temos controle! Alterar uma emoção exige que refaçamos a forma que o cérebro se conecta e interage com ambiente.
 
A dessensibilização de traumas exige que o animal passe por experiências positivas e fixe novamente essas memórias dentro do cérebro. Quanto mais emoções positivas o animal sentir, menos agressividade e medo ele vai ter.

 

No caso de seres humanos, nós podemos falar sobre certar memórias ao passar por terapia e conseguimos fixá-las novamente com outra cor emocional; no caso dos animais, é preciso simular a situação gatilho para que o animal supere o medo, tornando o trabalho mais complexo.
 
Não há tempo mínimo para superação de distúrbios de comportamento, da mesma maneira que o tratamento de depressão em humanos não possui prazo. Cada indivíduo e cada animal têm o seu próprio tempo. A terapia é feita pela nossa equipe mas a família tem o papel fundamental de suporte e entendimento.

 

Sobre as aulas

As aulas são feitas na sua casa, a frequência e duração das aulas é específica para cada caso que atendemos. Nós temos mensalidades com 1, 2 ou 3 aulas por semana, com duração de tempo variável. 

Após a realização da consulta veterinária comportamental, é feito o planejamento de treino com o prognóstico do seu animal, valores e frequência de aula necessária para resolução do problema. 

CaoGuardiao_LOGO.png

Cão Guardião

Barueri

bottom of page