Adestramento Presencial
Nós atendemos presencialmente em duas regiões:
Abaixo temos informações gerais sobre treinamento e terapia comportamental.
Treino
O treino é para ensinar os pets a se comunicarem, para problemas de obediência, hiperatividade, necessidades fora do lugar, pulos e puxões na guia.
Nós trabalhamos o adestramento do cachorro ou gato presencialmente em sessões semanais e ensinamos os tutores a se comunicarem com seus pets.
A deficiência de comunicação interespecífica (entre tutor e pet) é uma das maiores causas por trás de queixas como: ele faz xixi na casa toda, ele não me ouve, ele não fica, ela pula muito, ele late demais, ela mia para qualquer coisa, ele destrói os móveis, ela arranha o sofá e muitos outros.
Não existe solução mágica para mudança de comportamento, cada alteração na rotina precisa de hábito e regularidade para ser solidificada.
O adestramento é feito e acelerado por nós, mas sempre há a necessidade de entendimento e comprometimento por parte da família
Terapia Comportamental
O nosso programa de terapia é estruturado para ajudar animais que sofrem com agressividade, compulsão, fobias e ansiedade de separação.
Nesses casos os animais precisam trabalhar a resposta emocional espontânea e isso é extremamente difícil pois exige que façamos simulações de cada aspecto relacionado ao gatilho do comportamento fóbico ou agressivo.
O objetivo é tentar mudar as respostas emocionais do animal. As emoções são controladas por partes primitivas do cérebro (parte superior do tronco encefálico), partes que não temos consciência e nem controle voluntário.
Mudar uma resposta emocional, a nível fisiológico, é feito no mesmo local que o controle da pressão sanguínea, reflexo da pupila e ânsia de vômito. Alterar uma emoção exige que refaçamos a forma que o cérebro se conecta e interage com ambiente.
A dessensibilização de traumas exige que o animal passe por experiências positivas e fixe novamente essas memórias dentro do cérebro. Quanto mais emoções positivas o animal sentir, menos agressividade e medo ele vai ter.
Não há tempo mínimo para superação de distúrbios de comportamento, da mesma maneira que o tratamento de depressão em humanos não possui prazo. Cada indivíduo e cada animal têm o seu próprio tempo. A terapia é feita pela nossa equipe mas a família tem o papel fundamental de suporte e entendimento.
Sem amor não há solução possível.