Muitas pessoas ficam com dó de restringir os cães e acabam dando muita liberdade para o filhote.
Liberdade demais muito cedo é a razão pela qual os cães adquirem tantos hábitos ruins. Xixi fora do lugar, roer os móveis, latidos excessivos e muitos outros.
Obviamente que o oposto também não é adequado. Deixar o cão preso pode aumentar a hiperatividade dele e influenciar negativamente o seu bem estar.
Mas o que a caixa de transporte tem a ver com isso?
O uso da caixa de transporte é muito popular nos EUA e na EUROPA. Treinadores e tutores viajam, transportam, hospedam e levam seus cães com ela. Além de ser um transporte seguro, o pet se sente mais confortável em poder levar um pedaço da sua casa na viagem.
Aliás quem não gostaria de poder levar seu colchão em cada hotel que fosse?
A primeira vantagem de caixa de transporte é justamente essa. A possibilidade que temos de levar o quarto do cachorro para qualquer lugar que estivermos!
A segunda vantagem é o maior tópico desse artigo: o ensino de limites
O treino da caixa ensina limites de uma forma positiva e se feita desde cedo pode ser um super aliado na prevenção de comportamentos indesejados.
Ou seja, a habilidade de ser acalmar ao ter o seu espaço restrito é um grande diferencial na vida de qualquer cão ou gato doméstico. Os pets da atualidade passam grande parte do dia confinados e muitos nunca aprenderam a lidar com isso.
Quantos de nós já não tivemos que abrir uma porta porque o cachorro estava latindo desesperado do outro lado? Soltar ele da guia no parque porque ele ficava muito excitado ao ver outros cães? Ou até deixá-lo dar oi para as visitas antes de nós simplesmente porque ele não parava de chorar?
Além de incômodos para os tutores esses comportamentos causam sofrimento para o cão. Ele não entende exatamente o que deve fazer para conseguir a tão almejada liberdade de correr e brincar.
E como ensinar limites de forma positiva?
A melhor forma que temos de ensinar limites é acostumando o cão desde cedo a ficar confortável em sua caixa de transporte. Podemos dar refeições lá dentro, colocá-lo para dormir após o passeio ou dar algum osso para seu cão roer dentro da caixa.
Uma vez que o cão esteja acostumado a usar a caixa de transporte, nós passamos a levá-la conosco nos passeios de carro, parques e nas idas das casas de amigos. Não se esqueçam de sempre recompensar o comportamento calmo e tranquilo de seu cão, soltando o para brincar.
Ou seja, sempre que a caixa estiver presente, alterne na rotina do cão, momentos de brincadeira e liberdade, com momentos de calma e tranquilidade dentro da caixa.
Bom treino a todos!
Texto por Henrique Kuba, treinador positivo Cão Guardião.
Comentários